Resenha do livro Orgulhoso e Preconceito - Jane Austen

by - agosto 16, 2020

 


" Eu não teria dificuldade em perdoar o orgulho dele, se ele não tivesse ferido o meu

Orgulho e preconceito foi lançado no ano de 1813, e é um clássico da escritora Jane Austen . 

A história tem como foco principal a família Bennet, e é ambientada na Inglaterra no século XIX.

Elizabeth Bennet é uma mulher com a mente muito além de seu tempo. Ela tem idéias e pensamentos totalmente diferentes em relação a casamento,  educação e outros fatores importantes naquela época.

Ela é a segunda de cinco filhas de Sr. e Sra. Bennet

Com a notícia de que um jovem estava de chegada para procurar uma esposa, Sr. e Sra. Bennet tem a esperança de casar a filha mais velha, Jane.

Charles Bingley é um jovem cavalheiro que se muda com sua família e seu amigo, Fitzwilliam Darcy, para uma mansão em Netherfield próximo a Elizabeth. 

Logo de cara, Charles acaba se interessando por Jane, e apartir dali ela tbm começa a se interesaar por ele.

Mas o foco principal do livro é a relação entre Elizabeth e Darcy. Logo nos primeiros contatos, ela cria uma certa   antipatia por ele, pois o acha orgulhoso e extremamente reservado.

Além disso, ela se incomoda com a diferença social que existe entre eles.

Ao mesmo tempo, Darcy também não gosta de Elizabeth. Além da sua beleza não chamar a atenção dele, ela também não faz parte da mesma classe social que ele, e isso faz com que Darcy crie um certo preconceito em relação a ela.

Uma das principais características da história , é a diferença social entre eles.  

Mas, ao decorrer da história , Darcy se apaixona por Elizabeth, enquanto ela o repudia . 

Devido aos conflitos causados pela fulga da irmã de Elizabeth, eles percebem que fizeram um pré julgamento de si mesmos, e é exatamente nesse momento que o tema do livro trás a tona a características dos dois personagens. 

O orgulho de Darcy em achar que Elizabeth era de classe inferior a dele, e o preconceito de Elizabeth em achar que Darcy era antipático é desfeito, e apesar de todo o desentendimento que existe entre eles,  o inevitável acontece,  e eles acabam se apaixonando um pelo outro .

Ao decorrer da leitura, Jane Austen consegue mostrar que a personalidade de Elizabeth e Darcy, em alguns momentos,  chega a ser bem parecida.


💬 A história não é sobre um romance repleto de sentimentalismo. Talvez seja justamente isso que torne esse livro um grande clássico da literatura. Se você espera um romance extremamente meloso,  não irá encontrar isso em orgulho e preconceito. 






Você também pode gostar

0 Comentários

 

ATENÇÃO ESCRITORES

Você já pensou em ver seu livro

sendo assunto de um post incrível

e criativo nas redes sociais da 

LEITURA FASCINANTE? 

 

 
Quer divulgar seu livro nas
 redes sociais? 

 

Entre em contato, eu te ajudo !