O conto da Aia - Margaret Atwood

by - junho 15, 2021


o conto da aia


 "Evito olhar para baixo, para meu corpo, não tanto porque seja vergonhoso ou impudico, mas porque não quero vê-lo. Não quero olhar para alguma coisa que me determine tão completamente."


Escrito em 1985, por Margaret Atwood, O conto da aia, é um romance distópico que,  atualmente, se tornou um dos livros mais lidos e comentados do mundo.

Ele é Ambientado em um novo Estado onde as mulheres são vítimas de uma sociedade machista no qual seu único objetivo é procriar.

Em uma época onde não existem mais jornais, revistas, livros e nem filmes, e as informações e o conhecimento foram proibidos, os cidadãos que são considerados criminosos tem como sentença serem fuzilados e pendurados mortos em praça pública, para que dessa forma possam servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista da população. E para ser considerado um criminoso ,  não é necessário fazer muita coisa,  apenas,  por exemplo, cantar qualquer canção onde na letra existam palavras proibidas pelo novo regime, como por exemplo,  a palavra “liberdade”. 

Nessa nova sociedade, as mulheres não têm direitos. Elas são divididas em categorias, onde cada uma delas ocupa uma função específica para o Estado. As aia pertencem ao governo e existem unica e exclusivamente com o objetivo de procriar depois que uma catástrofe nuclear tornou estéril uma grande quantidade de pessoas.

Mas,  o destino de uma aia pode ser melhor do que os das não-mulheres, como são chamadas as inférteis, as homossexuais, viúvas e feministas, que são condenadas a trabalhos forçados nas colônias, lugares onde o nível de radiação é perigosíssimo. Nesse livro, os corpos se tornam objeto de poder e as vidas são completamente desvalorizadas.

O conto da Aia é uma leitura onde podemos perceber nitidamente a ditadura voltada,  principalmente à privações femininas. É perturbador acompanhar a jornada da protagonista e perceber os absurdos impostos por essa nova sociedade. Não só por ser uma história triste e cruel, mas tbm pelo fato de que em alguns momentos a história chega a ser assustadora. Não é uma leitura fácil,  mas ela  se apresenta muito real e repleta de significados. 

Você também pode gostar

0 Comentários

 

ATENÇÃO ESCRITORES

Você já pensou em ver seu livro

sendo assunto de um post incrível

e criativo nas redes sociais da 

LEITURA FASCINANTE? 

 

 
Quer divulgar seu livro nas
 redes sociais? 

 

Entre em contato, eu te ajudo !