Resenha - Herdeiras do Mar


 Hanna e Emi são suas jovens irmãs japonesas conhecias como "haenyeo", mulheres que seguem a tradição de suas famílias e buscam sustento por meio da colheita marítima.


Hanna é a irmã mais velha e, apesar de estar destinada a seguir a mesma vida de suas antepassadas, ela acaba sendo capturada pelo exército japonês em uma tentativa de proteger a irmã mais nova.

É a partir desse triste episódio que a vida de Hanna é tragicamente transformada. A menina que ajudava a mãe a manter o sustento da família através da caça,  agora é levada para servir de " mulher de consolo" para os soldados do exército japonês, o que foi uma realidade cruel  durante o periodo de ocupação japonesa na Coréia, onde várias mulheres foram transformadas em escravas sexuais.

Herdeiras do mar intercala a história de duas irmãs japonesas,  Hanna em 1942 durante o período de sua captura, e Emi em 2011, que até certo momento nunca soube de fato o que realmete havia acontecido com a irmã .

É angustiante acompanhar a história das duas, principalmente a de Hanna. Todo o sofrimento enfrentado por ela torna a leitura em alguns momentos extremamente difícil. Por vários momentos eu precisei parar e me recompor antes de continuar . É uma história extremamente forte, mas, sobretudo, nos faz entender um pouco mais a respeito da história do Japão na segunda guerra mundial, algo que não é tão conhecido como a participação de outros países.

Herdeiras do mar é aquele tipo de história capaz de permanecer na sua mente por muito tempo, pois traz uma carga psicológica muito forte em relação a todo sofrimento enfrentado por essas mulheres. Acredita -se que entre 50 a 200 MIL mulheres coreanas foram sequestradas e mantidas como escravas sexuais para o uso dos militares japoneses.



0 comments