Resenha do recebido em parceria com a @companhiadasletras
Stiepán Kassátski, é um jovem Príncipe militar que esta prestes a se casar com uma jovem dama de família influente. Mas algo inesperado acontece e vai além do que Stiepán imaginava: ele sofre uma desilusão amorosa após descobrir um segredo da moça e opta pelo término do noivado.
Decepcionado, e sem saber o que fazer, ele toma a decisão que surpreende a todos: deixa de lado a carreira militar, se afastando da luxuosa corte de São Petersburgo e resolve se tornar monge. Depois de algum tempo no monastério, em razão de um acontecimento relacionado a seus desejos carnais, Stiepán abandona o mosteiro e se enfim se torna padre.
Padre Sérgio é um livro que alterna entre momentos de aflição, perdão e culpa do personagem principal, que é tão intenso e imperfeito que nos traz diversas reflexões sobre algumas questões que envolvem os homens e a Igreja. Não é uma história com reviravoltas extraordinárias, mas sim uma crítica de Tostoi igreja.
O livro é bem curtinho e foi escrito no final da vida de Tolstoi. Através do persongam Stiepán, Tolstoi traz algumas preocupações e motivações que marcaram o fim da sua vida, além de falar sobre as tentações e ambições que acerca da vida no geral.
Ler Tolstói é sempre uma experiência enriquecedora . A gente termina um livro querendo se jogar em outro, tamanha a genialidade desse escritor tão importante para a história da literatura russa e mundial.
0 comments