Memorial de Aires - Machado de Assis

by - agosto 26, 2022

Livro Memorial de Aires


Memorial de Aires foi o último livro escrito por Machado de Assis e publicado em 1908, ano de sua morte. Ele relata muito bem a velhice e as amizades que vão surgindo ao decorrer da vida.


Nessa história conhecemos Aires, um diplomata aposentado e solitário que vai nos contar através dos seus conselhos escritos em seu diário , um pouco sobre a sua vida no Rio de Janeiro nos anos de 1888 e 1889. Aires tbm nos conta mais sobre as relações de amizade que fez durante sua vida, os livros que leu e que recitava nos seus tempos de diplomata, além de alguns acontecimentos políticos da época .

Aires é um personagem que já havia aparecido em outro livro de Machado, Esaú e Jacó,  e nessa obra ele reaparece e compartilha com o leitor a sua viuvez, algo semelhante ao final da vida de Machado de Assis, o que torna a leitura de Memorial de Aires ainda mais instigante.

Além disso, algo bastante interessante nessa história é acompanharmos a relação das pessoas com a abolição da escravatura e a proclamação da República.

Nesse livro, Machado de Assis traz as relações afetivas como algo central. Nos faz refletir a respeito da velhice e o passar do tempo, e nos mostra o porque se consagrou o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

Você também pode gostar

0 Comentários

 

ATENÇÃO ESCRITORES

Você já pensou em ver seu livro

sendo assunto de um post incrível

e criativo nas redes sociais da 

LEITURA FASCINANTE? 

 

 
Quer divulgar seu livro nas
 redes sociais? 

 

Entre em contato, eu te ajudo !