Resenha livro - A menina que roubava livros

by - agosto 19, 2020

 


O narrador principal desse livro é nada mais nada menos do que a própria morte. Ela passa a acompanhar os passos de Liesel Meminger, uma jovem menina que é separada da mãe, uma comunista que é perseguida pelo nazismo por causa dos acontecimentos da guerra. 

Sem a mãe, Liesel e seu irmãozinho são adotados por um casal que se dispõe a cuidar das duas crianças, porém, o menino acaba falecendo durante o percurso até a casa dos pais adotivos. Ele é enterrado por um coveiro que deixa cair de seu bolso um livro chamado "o manual do coveiro". Liesel, que é apaixonada por livros, mesmo ainda sem saber ler, não resiste e rouba o livro do coveiro. Daquele dia em diante, Liesel inicia uma trajetória de roubos por muitos outros livros.
Já em seu novo lar, a menina é assombrada por pesadelos e seu pai adotivo, um pintor de paredes, aproveita as noites em que Liesel não consegue dormir para ensina-la a ler. Assim, Liesel é alfabetizada pelo pai adotivo no porão da casa onde moravam. O pai utilizava os materiais de pintura, seus instrumentos de trabalho, e a própria parede do porão para ensinar tudo o que sabia para a menina Aos poucos Liesel começou a ler suas primeiras palavras.

Durante os tempos da segunda guerra mundial, os alemães costumavam queimar todos os seus livros, mas a menina que roubava livros sempre arrumava um jeitinho de salvar algum livro do meio das fogueiras.
A mãe adotiva de Liesel passava roupas para algumas mulheres da vizinhança em troca de dinheiro. Entre essas mulheres estava a esposa do prefeito. Em uma das vezes em que a menina vai entregar as roupas passadas para a mulher, ela fica encantada com a biblioteca da casa. A mulher, ao perceber o encantamento de Liesel, a convida para conhecer a biblioteca, e a partir daquele dia, a menina começa a frequentar a biblioteca para fazer algumas leituras a convite da mulher que não superava a morte do filho ainda criança.

Nos primeiros capítulos eu quase desisti da leitura desse livro. Achei um pouco confusa e um pouquinho chata. Mas fico feliz de ter continuado, pois o livro da uma grande melhorada ao decorrer da história. É uma história de amor, amizade, respeito e fidelidade .
Um livro com uma história maravilhosa que me surpreendeu muito.

Você também pode gostar

0 Comentários

 

ATENÇÃO ESCRITORES

Você já pensou em ver seu livro

sendo assunto de um post incrível

e criativo nas redes sociais da 

LEITURA FASCINANTE? 

 

 
Quer divulgar seu livro nas
 redes sociais? 

 

Entre em contato, eu te ajudo !