Resenha - Draco Cola, a cauda do Dragão - Douglas Portelinha

by - fevereiro 01, 2022



 Draco Cola, a cauda do Dragão nos apresenta um cenário histórico repleto de personagens reais e fictícios. Nessa história, navegamos com as caravelas portuguesas em meados de 1500 em busca de grandes descobertas.


Yohanna Eleonora é a embaixadriz da coroa de Portugal, mas também é uma espiã que comanda uma agência de espionagem. Para que seus planos como espiã tenham êxito , ela precisa encontrar alguns aliados que estejam dispostos a ajuda-la . É nessa busca que ela conhece o navegador Miguel, que trocou seu nome e assumiu uma nova identidade por razões desconhecidas. Miguel passa a manter contado com Yohanna através de trocas de cartas. Ele está "na cola" de Edoardo Vincenzo, um cartógrafo que possui alguns projetos cartográficos muito importantes dos quais Yohanna tem interesse.  Yohanna incumbe a Miguel a missão de descobrir tais projetos e a manter informada.


A narrativa gira em torno das grandes navegações históricas do século XV acomandadas por portugeses e espanhóis , e trás uma mistura de personagens reais como Pedro Álvares Cabral e Cristóvão Colombo, juntamente com personagens fictícios. Além disso, durante a narrativa somos capazes de acompanhar o descobrimento de algumas invenções tecnológicas como o telescópio e o relógio, por exemplo.

As cenas destritas são bastante surpreendentes, fazendo com que o leitor se sinta no meio da história junto com os personagens, além de vivenciar todas as suas trapaças e manipulações,  que foram bem desenvolvidas.

Além disso,  ao decorrer das páginas , podemos acompanhar uma grande aula de história em todas as suas notas de rodapé recheadas de informações .

É uma leitura muito interessante, sobretudo para que gosta de ficção história. Para mim foi  bastante agradável,  pois particularmente gosto bastante de livros com contextos e personagens históricos .



Sobre o autor:


Natural do Paraná, muito jovem foi estudar em um colégio interno, se formou em engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande. Como engenheiro trabalhou em obras em vários estados no Brasil e no exterior trabalhou na República Dominicana, em Nicarágua, Honduras e Angola, aproveitou para conhecer melhor cada local onde viveu. São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires são cidades onde morou, hoje reside em Salvador.

Você também pode gostar

0 Comentários

 

ATENÇÃO ESCRITORES

Você já pensou em ver seu livro

sendo assunto de um post incrível

e criativo nas redes sociais da 

LEITURA FASCINANTE? 

 

 
Quer divulgar seu livro nas
 redes sociais? 

 

Entre em contato, eu te ajudo !