Histórias sobre a segunda guerra mundial são repletas de relatos tristes e cruéis, não é mesmo ? E é impossível que seja diferente.
Sempre que nos deparamos com algum desses livros nos sentimos arrasados e nos questionando em como o ser humano pode ser tão cruel. Mas esse livro nos traz uma outra percepção a respeito da guerra, ele nos faz pensar nas pessoas que se encontravam no meio daquele fogo cruzado, pessoas que não escolheram fazer parte daquilo. E é aí que conhecemos as histórias de Joana, Emilia , Alfred e Florian, pessoas que viviam em países diferentes e próximos ao território alemão. Pessoas que tentavam sobreviver a ocupação nazista, mas que acabaram viram alvo dos Russos. Pesado né?
O sal das lágrimas conta a história de um navio Alemão de nome Wilhelm Gustloff que foi afundado pelos russos. O naufrágio desse navio é considerado a maior tragédia marítima da história. Embora sua história seja pouco conhecia, a tragédia de Wilhelm Gustloff matou 6 vezes mais pessoas do que o famoso TITANIC, deixando mais de 9 mil mortes.
O livro é baseado em fatos reais misturados com alguns fictícios , que é o caso da história dos protagonistas. Podemos acompanhar a história desses personagens que em certo momento se entrelaçam, e conhecer um pouco mais sobre esse momento histórico ocorrido no inverno de 1945 com o naufrágio do Wilhelm Gustloff.
A leitura é extremamente fluida e envolve, além de ser completamente interessante. A escrita da autora é capaz de nos prender na história e nos fazer querer saber mais sobre tais acontecimentos.
0 comments