Como conseguir parcerias com editoras ?

by - fevereiro 15, 2024


Como conseguir parcerias com editoras


Todo começo no ano é dada a largada para a seleção de parceiros para as mais diversas editoras .

Durante o período de inscrição, que pode demorar até 2 mês, todos os candidatos são avaliados para que o pessoal do marketing das editoras possam avaliar o perfil de cada um. E é nessas horas que muitas pessoas que sonham em conseguir firmar parceria com a editora dos sonhos, começa a correr contra o tempo para postar o melhor conteúdo e tentar identificar as falhas que podem prejudicar a candidatura.

Em 5 anos de leitura fascinante, eu já firmei parcerias com diversas editoras. Consegui chamar a atenção de todas as editoras que eu desejava. Muitas parcerias foram excelentes, outras nem tanto e vou dizer o motivo.

É sempre uma delicia quando as caixinhas dos parceiros chegam recheadas de livros novinhos, mas, infelizmente algumas editoras exigem demais de seus parceiros, o que causa um certo desanimo por parte do criador de conteúdo que tanto se empelha em criar conteúdos diferenciado.

Não vou citar nomes, mas eu já firmei parceria com uma editora que eu sonhava. Toda semana eu recebia uma caixinha com cerca de 3 a 4 livros (fora os livros digitais), e eu me empenhava ao máximo para ler todos eles e resenhar dentro de 30 dias, porém, aquilo passou a se tornar uma obrigação,  ao invês de um prazer, pois com o tempo começaram a vir algumas exigências por parte deles. 

E foi ai que eu vi que tinha algo errado. No caso dessa editora em especial, eles me enviavam tantos livros que eu não dava conta de fazer todas as leituras dentro do prazo. Além dos livros físicos, toda semana eu recebia um e-mail com várias opções de e-books para escolher. Por ser muito responsável com meus compromissos, eu comecei a ficar nervosa por não conseguir ler todos os recebidos a tempo e foi ai que eu decidi  que não iria mais me candidatar na seleção de parceiros dessa editora, e fiquei bem com essa decisão. 

Hoje eu me candidato apenas a parcerias que eu sei que serão boas para mim e que tem livros no catálogo que eu me interesso,.afinal,  não adianta ter parceria com editoras que tem livros que não são o nosso estilo e que não temos interesse em ler.


Mas, afinal,  como conseguir parcerias com editoras?

Quando eu criei a minha página lá no Instagram, eu tinha a meta de firmar parcerias com algumas editoras mas só depois de 1 ano e vários NÃOs,  enfim vieram os primeiros SIMs. E imagina só a minha felicidade quando eu recebi os primeiros e-mails de boas vindas.

Mas como eu consegui ? Depois de um ano inteiro tentando, eu comecei a estudar a minha página e tentar entender o motivo pelo qual eu não conseguia. Comecei a corrigir os erros e traçar cronograma de postagens mais frequentes. 


ENGAJAMENTO 

Quando as editoras vão avaliar as páginas para escolher os parceiros,  eles avaliam simplesmente TUDO. Número de seguidores não significa nada para algumas delas, mas é importante que sua página tenha um bom engajamento e isso requer um trabalho bem desenvolvido de sua parte.


RESENHA 

Além do engajamento,  as editoras também avaliam as resenhas que o criador de conteúdo escreve. Por isso é importante que você saiba se expressar bem na escrita, isso não quer dizer que você precisa mentir sobre a sua opinião,  pelo contrário. As editoras adoram saber a opinião do leitor de forma sincera. Mas é claro que se você não gostou de um livro não precisa falar super mau sobre ele, basta apenas dizer o que não te agradou e porque.


FOTO E FEED

O seu feed nada mais é do que a vitrine da sua página, e as editoras AMAM um feed bonito e organizado, por isso, capriche nas fotos e na edição das artes , caso você entenda de edição.

Enfim, para firmar parcerias com as editoras é necessário capricho e empenho do criador de conteúdo,  além da frequência de postagens . 

Se você ainda não conseguiu firmar parceria com nenhuma editora, pare para analisar o seu perfil e veja o que você pode estar fazendo que não está agradando,  mas lembre-se sempre : crie conteúdos que VOCÊ goste, e se você estiver de acordo com as regras estabelecidas pelas editoras, não desista e tente até conseguir. 

Foi assim que eu consegui e tenho certeza que você também irá.



VEJA A SEGUIR ALGUMAS EDITORAS QUE EU JÁ CONSEGUI PARCERIAS:

globo livros editora aruqeiro   









Você também pode gostar

0 Comentários

 

ATENÇÃO ESCRITORES

Você já pensou em ver seu livro

sendo assunto de um post incrível

e criativo nas redes sociais da 

LEITURA FASCINANTE? 

 

 
Quer divulgar seu livro nas
 redes sociais? 

 

Entre em contato, eu te ajudo !