Resenha do livro verde e amarelo
Você já parou pra pensar de onde vieram as cores da nossa bandeira?
Se você, assim como eu, aprendeu na escola que o verde significa as matas e o amarelo do ouro do nosso pais, pode esquecer essa versão da escola.
🤝🏻 Parceria @globolivros
💚💛 Verde e Amarelo, do historiador Rodrigo Trespach, tem uma explicação bem diferente e muito mais interessante!
Nesse livro, o autor nos convida pra uma verdadeira viagem no tempo, passando por mais de mil anos de história pra entender como duas famílias reais superpoderosas da Europa, os Bragança e os Habsburgo, ajudaram a moldar o Brasil como a gente conhece hoje.
Ele nos mostra como essas dinastias influenciaram decisões importantes, fizeram alianças estratégicas, casamentos com segundas intenções (Dom Pedro I e Dona Leopoldina!) e até definiram as cores da nossa bandeira: o verde veio dos Bragança, e o amarelo dos Habsburgo.
Com uma escrita gostosa de ler, o autor consegue transformar séculos de intrigas, disputas de poder e histórias de bastidores em uma leitura super envolvente.
É o tipo de livro que, mesmo falando de fatos históricos, não parece uma aula chata, muito pelo contrário!
Se você curte história, ou simplesmente quer entender melhor como o Brasil foi se formando, Verde e Amarelo é uma leitura imperdível. Além de matar a curiosidade, ele faz a gente repensar o que achava que sabia sobre nosso próprio país.
0 comments